8.19.2012

129 ANOS COCO CHANEL!!!!



O dia 19 de agosto é o aniversário de nascimento daquela que foi uma das mais emblemáticas personalidades do mundo da moda: Coco Chanel. A estilista teve uma enorme importância, senão a mais marcante, para o desenvolvimento do setor fashion mundial desde as suas primeiras criações. Tanto que ela foi escolhida pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do século XX.
O vestidinho preto, os tailleurs de tweed, a combinação com colares de pérolas, cardigans, casaquetos, chapéus, as bolsas e tantos outros símbolos da moda, que são reproduzidos até hoje, saíram da criativa imaginação de Gabrielle Bonheur Chanel.
A partir das primeiras aparições das roupas assinadas por ela na época pós-Primeira Guerra Mundial, quem acompanhava a evolução do setor de moda soube que o mundo nunca mais seria o mesmo. Pelo menos aquele do estilo feminino de se vestir.
Essa época em que Coco Chanel começou a sua carreira foi marcada por uma euforia com o fim da guerra, era tempo de festa, boemia e cabarés na França, onde a liberdade feminina começou a despontar com mais poder.



 Talento e ousadia

A estilista nasceu no dia 19 de agosto de 1883 na cidade de Saumur, na França. Coco costumava dizer que havia nascido dez anos mais tarde para se fazer mais jovem e para tentar apagar as lembranças de sua triste infância em um orfanato, onde sua mãe trabalhava quando ela nasceu.
Sua mãe morreu quando ela tinha seis anos de idade, deixando seu pai com cinco filhos, que ele rapidamente “distribuiu” para vários parentes. Nesta época, Coco foi mandada para outro orfanato católico em Aubazine, onde aprendeu o ofício de costureira. A partir daí, o seu talento para a modelagem começou a aflorar.
Quando ela completou 18 anos, deixou o orfanato e passou a trabalhar para um alfaiate local. Neste período, Chanel começou a frequentar a boemia francesa e passou até a atuar como cantora em cafés e salas de concerto. Foi quando adotou o nome de Gabrielle Coco, um apelido dado a ela por soldados locais que gostavam de assisti-la.
Em 1908, ela conhece o ex-oficial e herdeiro têxtil Etienne Balsan e torna-se sua amante. Com 23 anos, ela foi morar com ele em seu castelo, onde viveu por três anos cercada de mordomias.
A região do castelo era conhecida por competições equestres e costumes de caça: fatores que influenciaram as suas criações. Foi nesta época que começou a desenhar e criar chapéus como uma diversão, que depois se transformou em um empreendimento comercial.
Ela então se separou de Balsan e começou um relacionamento com um amigo dele, o rico industrial Inglês chamado Capel 'Boy' Arthur Edward. Ele instalou-a em um apartamento parisiense e financiou suas lojas. A primeira chapelaria foi aberta em Paris, em 1910, e logo ela abriu boutiques em Deauville e Biarritz.
Durante a década de 1920, Coco Chanel tornou-se a primeiro estilista a criar roupas feitas de jérsei para as mulheres. “A introdução do jérsei, que era um tecido não nobre usado em forros, traziam conforto e praticidade para as peças. Com esse material ela produzia conjuntos informais de blusa e saia (que muitos passam a chamar de tailleur). Para a noite, o jérsei era enriquecido com fios de ouro e bordados”.



CORTE CHANEL:

 
  
Foi ainda nessa época que abriu em Paris a famosa Maison Chanel, localizada na Rue Cambon, 31, onde continua a ser a sede principal até hoje. A partir de então, Chanel se tornou um ícone de estilo pelas suas criações e até pelo seu corte de cabelo.


PÉROLAS:

 
Chanel adorava vestir suas roupas adornadas por um colar de várias voltas de pérolas no pescoço. A estilista era apaixonada por pérolas e dizia que o reflexo delas deixava as mulheres mais bonitas e iluminadas de forma natural.

O gosto da Madeimoselle Chanel pelas perolas preciosas surgiu com o Grão-Duque Dimitri Pavlovitch, um de seus namorados, que a presenteou com o famoso colar, que se tornou um ícone da estilista. Ela passou a inserir a peça também como parte dos acessórios de desfiles e apresentações de coleções. 

                                         
CONJUNTINHO DE TWEED:


                          Modelo atual de tweed da última coleção da Maison


O conjuntinho de tweed foi uma das variações do tailleur produzido por Chanel. O material, antes usado somente em roupas masculinas, foi introduzido nas criações da estilista em 1955 e tornou-se um sucesso absoluto entre as mulheres modernas. Jacqueline Kennedy era fã dos conjuntinhos   Chanel.
                                         

SAPATOS BICOLORES:



Coco Chanel costumava dizer que os sapatos bicolores deixavam os pés menores e mais delicados. A estilista se inspirou nos sapatos masculinos dos anos 50, que os homens utilizavam com a cor mais escura na ponta para disfarçar as manchas causadas na prática de esporte na grama, como o golfe e o tênis.


BOLSA MATELASSÊ DE CORRENTE: 


O modelo com corrente dourada de estilo matelassê tornou-se um clássico, que é atual e muito fashion até hoje. Chanel pensou no modelo ao perceber que as bolsas de mão atrapalhavam as mulheres. Então, ela criou o modelo com alças de corrente douradas, que podia ser pendurado nos omrbos, deixando as mãos livres e o visual incrível e moderno. 
        
PERFUME CHANEL Nº5:


 
CURIOSIDADE:

1 - Durante a Segunda Guerra Mundial Chanel chegou a trabalhar como enfermeira, uma vez que os negócios de moda estavam em baixa.

2 - Ela gostava de ser chamada apenas de Mademoiselle.

3 - Abaixo algumas Frases de Chanel:

"A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas. A moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo."

"Sou contra uma moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera."
"Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior."
"Para ser insubstituível, você precisa ser diferente."
"Aos 20 anos, seu rosto é dado a você pela natureza. Aos 30, seu rosto é moldado pela vida. Mas aos 50, cabe a você merecê-lo."


Ícone da MODA atemporal, CHANEL com o seu estilo clássico inspira o mundo fashion,  e as mulheres com o jeito destemido, força de vontade e garra. Uma verdadeira inspiração para toda mulher! Incrível né? Espero que tenham gostado.

 
 Beijos no coração, 

By Mariana Azevêdo.

CONFIRA TAMBÉM:

  • FACEBOOK DREAMS: https://www.facebook.com/pages/Dreams-TIME/476133765744613
  • INDIQUE O DREAMS nas redes sociais, Curta e Compartilhe. Cadastre seu e-mail para receber a newsletter.

Nenhum comentário: